domingo, 20 de fevereiro de 2011

Segunda Chance


Deus chama Jonas a pregar o arrependimento aos indignos ninivitas, mas este foge de Deus e da sua obrigação.
No entanto, o Deus que observa tudo e sabe tudo lança a tempestade e faz com que Jonas chegue ao abismo no interior do grande peixe, e das profundezas ele clama a Deus por socorro e  Deus faz com que o peixe vomite seu corpo recoberto por algas.
Pela segunda vez, Deus convoca Jonas para executar a obra, desta vez ele obedece e prega o arrependimento dos pecados aos ninivitas. Do menor ao maior, rei e servos, toda a cidade se rende aos pés do Senhor dos Hebreus. 
Mas Jonas, o profeta descontente, sabendo que Deus usaria de misericórdia com os ninivitas desejou morrer a ver todo aquele povo salvo da ira divina. E da sua insensatez Deus fez-lhe lembrar:” É razoável a tua ira?”(Jonas 4.4).
Esteve Jonas a observar o que acontecia a cidade de Nínive, enquanto estava debaixo da sombra de ramos, e Deus fez crescer uma planta para abrandar o desconforto de Jonas, porém, no dia seguinte, Deus enviou um verme a comer a planta e ao nascer do sol, os raios bateram em Jonas ao ponto de desfalecer, e ele novamente desejou morrer porque não tinha a sombra da planta para protegê-lo do sol.
Pela segunda vez, Deus pergunta: “É razoável a tua ira por causa da planta?” E Jonas responde que sim, é razoável a ira!!
Deus lhe ensina a ter compaixão da planta que nem mesmo ele era capaz de fazer crescer e ainda ter misericórdia dos ninivitas dos quais a maioria não tinha discernimento.
Do exemplo do profeta relutante, vemos que Deus chama Jonas para o serviço e este se recusa, fugindo da presença do Senhor, rejeitando o trabalho e a ordem divina. Mas Deus lhe apresenta as dificuldades, soprando grande tempestade, jogado ao mar e nas profundezas do grande peixe e ele deseja novamente a presença de Deus.
Como Jonas muito de nós cristãos somos relutantes com Deus, Ele nos chama para uma tarefa e adiamos o início até que pela adversidade Deus nos faz reconhecer sua eterna vontade, nos dando uma segunda chance para servir. “A rejeição inicial de Jonas ao plano de Deus não o desqualifica nem o isenta para servir mais tarde”.
De outra maneira Deus tem chamado pessoas ao arrependimento a reconhecer a Cristo, que foi morto na cruz por causa dos pecados e que ressuscitou, como Salvador e Senhor dando vida eterna aos que creem no seu nome. Oferecendo uma segunda chance para crer enquanto vida existir ou até o retorno de Cristo.
Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23); Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8); Antes de tudo vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras (I Co 15.3,4).