segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Teoria de Maslow e a Necessidade Espiritual



Segundo a Teoria de Maslow, temos necessidades básicas a serem supridas de acordo com o grau de prioridade como de uma pirâmide.
Na base temos a necessidade fisiológica (comer, beber, sono e repouso, funções fisiológicas) diminuindo a tensão nessa área devido ao atendimento à necessidade, passa-se para a seguinte que é a necessidade de segurança e confiança se o indivíduo não se vê seguro e confiante vai buscar ajuda nessa área, tensão diminuída, segue para outra necessidade a de gregarismo e afetividade (necessidade de estar em grupos, de dar e receber afeto) diminuindo a pressão nesse enfoque a necessidade seguinte que toma atenção é a de estima e auto-respeito,a conquista de uma auto-estima equilibrada segue para o topo da pirâmide, a necessidade de auto-atualização (realização pessoal), o desejo de saber e de compreender.
Atingir os níveis da pirâmide de forma gradual e equilibrada significa que o indivíduo desfruta de saúde e bem estar.
Como diz Welch*, a privação da satisfação dessas necessidades causaria doença no ser humano se o considerarmos como um ser rodeado de necessidades que merecem atenção.
A necessidade de base, da pirâmide de Maslow, é a biológica e segurança, quando supridas tende alcançar as necessidades psicológicas - o topo da pirâmide, a necessidade de pertencer, de amar e ser amado, de ser estimado pelos outros e de auto-estima; essa, segundo Maslow, é a necessidade essencial ao indivíduo se não satisfeita a contento resulta em patologia (Welch*).
Esse conceito divulgado por Maslow de que a necessidade psicológica (ser valorizado, ser aceito, ser respeitado, ser admirado, ter propósito, etc) é o principal a ser atingido para a plena realização, sugere que ao nascermos temos uma hierarquia de carências para suprir.
Hoje, não é incomum a ênfase dada à necessidade psicológica, no que diz respeito ao cuidado do indivíduo doente, a visão de suas particularidades e necessidades é fator importante, ideia amplamente difundida e bastante valorizada no meio científico. Nas faculdades, faz-se uma consideração também ao atendimento a necessidade espiritual, esta vista como simples atos de religiosidade oferecidos pelo profissional cuidador ao dar auxilio ao paciente a suas orações de acordo com a sua profissão de fé ou providenciando um serviço de capelania.
A assistência ao atendimento das necessidades espirituais de qualquer indivíduo doente ou são é urgente desde o seu nascimento: uma necessidade eterna de relacionamento pessoal com Deus, relacionamento distanciado desde o Jardim do Éden por causa da desobediência, tornando culpados diante de Deus (Rm 3.19,20), pecadores, carentes e necessitados de Deus (Rm 3.23).
Esse estado hostil, na condição de pecadores, nos separa de Deus e de sua presença, mas não do seu amor (Jo 3.16, Rm 5.8)que por sua misericórdia ele nos resgatou através do precioso sangue do cordeiro, Jesus Cristo, dando vida eterna aos que creem no seu nome (Jo 3.15) nos reconciliando com o Criador trazendo perfeita satisfação.
Embora a necessidade psicológica da satisfação do “eu”, seja o marketing da nossa sociedade, a eternidade do coração é a maior carência do ser humano se não satisfeito de modo que gere vida e paz abundante resultará em doença para morte eterna.
A necessidade espiritual transcende o topo da pirâmide de Maslow.
“Porque nenhum de vós vive para si mesmo e nem morre para si”(Rm 14.7).
WELCH, Edward T. Quando as pessoas são grandes e Deus é pequeno. Ed. IBR, 2008.