quarta-feira, 18 de abril de 2012

AMIGO



Uma palavra com muitos significados e dela podemos dar vários adjetivos bons e maus. Na verdade é uma palavra dedicada a poucos até para classificar os piores.
Hoje, muitas frases serão ditas e escritas para os mais variados amigos, uns com sentido irreal-falso, outros vinda da profunda sinceridade.
Descobri que os falsos amigos estão lá bem ao nosso lado, andam conosco, saem conosco até riem conosco, mas diante de outros são os primeiros a agir mal contra nós. Às vezes, é preciso de um alerta até que comecemos a perceber quem de fato é nosso amigo de verdade.
Verdadeiros amigos...estes são poucos! São aqueles que nas horas em que mais precisamos e sem pedir ajuda eles ligam para nós e perguntam como estamos e se desenrola uma conversa; são aqueles que entendem os nossos problemas quando muitos estão nos criticando ou julgando; são aqueles que com palavra doce nos faz enxergar o lado bom da adversidade e o que é preciso ver; são aqueles que sem dizer nada oram por nós constantemente; são aqueles que podemos a sua frente chorar quando contamos nossos dilemas; são aqueles que chegam sem razão aparente e oferecem um abraço, um ombro amigo; são aqueles que ainda vibram conosco quando temos tão pouco para oferecer; são aqueles que tentam nos reerguer, enquanto outros não tem a noção do que se passa em nós. São aqueles que sentimos o acolhimento, o afeto e voltamos renovados para casa...
Perdi amizades por motivos variados... Também já tentei reaver algumas delas, mas nem sempre obtive sucesso, da perda senti e me fez repensar muitas coisas, mas a melhor foi me aproximar mais de Deus, as perdas da vida nos molda, embora isso exija um pouco de nós mesmos. Daí cria-se alternativas para preencher a falta até que um dia ela não seja mais sentida, apenas lembrada. E outras amizades preencherão o lugar vazio, porque é bom fazer novos amigos.
Percebi também que muitos amigos são deixados para trás, talvez por um processo natural da vida ou porque se aprendeu quem são realmente os verdadeiros amigos.
 Mas por que se é deixado de lado quando se tentou do fundo coração ser um amigo leal?
 Talvez por incompreensão de nossos atos ou por um processo de escolhas apenas, ou...No final Deus explicará tudo.
Celebremos a amizade até dos que nos esqueceram, porque é possível aprender com a ausência.

"Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto do mundo sai." Walter Winchell




segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROCURANDO TATÁ




Uma noite, encontrei um "amigo". Não lembro qual foi a minha reação quando o vi, só sei que ele já faz parte da minha vida.
Nem sempre o deixo à vontade, às vezes o sufoco com o meu apego, mas acho que ele me entende!
Às vezes, eu o deixo encurralado sem poder mexer-se ou reagir...Às vezes é verdade não cuido bem dele...
Há dias que nos meus acessos de fúria ele é o primeiro a ser atirado pela janela do carro, ou para outro lugar qualquer...
Mas sempre alguém o pega e devolve para mim, porque sabe que quando a noite vem ou quando se está triste Tatá é o primeiro que eu procuro.
Posso sentir seu cheirinho e a maciez do seu pelo...nem sempre seu cheiro agrada àqueles que constantemente insisto a sentir!
Já o perdi tantas vezes, e também o encontrei quantas vezes!  Já o deixei abandonado em muitos lugares e sempre chorei a falta que ele me fazia.
Ele já foi encontrado em carpetes de carros, debaixo da cama, atrás de mesas, debaixo de sofá em tantos lugares que nem lembro, perdi a conta.
Mas graças a Deus, sempre pessoas o encontram, pois sabem quem ele é e o que ele é para mim, quem nos conhece não nos esquece.
A verdade é que não cuido bem dele, mas sua companhia me é fundamental. 
Ele já esteve arrebentado, talvez por causa do meu trato com ele. Com isso teve que ser reconstruído, antes disso, eu não o queria perto de mim porque estava quase aos pedaços...
Enquanto isso encontrei outros para substitui-lo, mas o seu lugar era sempre lembrado.
Encontrei uma cópia dele em um lugar, muito distante, fiquei fascinado, era você Tatá...!? Ainda não, mas era parecido.
Hoje o deixo em casa em lugar certo onde eu sei quando o sono e a noite chegar eu posso encontrá-lo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Chamado



Lembra-te da primeira vez que Deus te chamou?
Quando pela primeira vez ele escolheu teu nome? Acho que não.
Talvez pela mesma razão, não te lembres quando pela primeira vez teus pais escolheram ou pronunciaram teu nome, quando não tinhas consciência porque estavas no ventre materno ou ainda um bebê, e quando ainda em formação ou mesmo antes de nascer seu nome já fora escolhido.
Talvez teus pais, tua mãe em oração implorou pelo teu nascimento...
E mais interessante ainda é que mesmo antes que teus pais nascessem, ou que eles tenha desejado seu nascimento Ele já tinha te escolhido dando a ti nome, forma e espírito. Te escolhido para estar em sua presença.
Ao ouvir uma música antiga, tive consciência e a lembrança que Deus, desde a minha infância, já estava me chamando para estar e viver ao seu lado no presente e futuro...mas como não compreendia sua voz, passou-se algum tempo para conhecer meu Salvador.
Quantas vezes Ele nos tem chamado para repreensão,para correção,para o perdão,para amar, para aceitar, para agir em sua vontade, e quantas vezes realmente o temos ouvido?
Deus, certamente, tem planos diferente dos meus...porque nem sempre compreendo tudo que acontece a minha volta e nem tudo que Ele tem me feito ouvir, mas aprendi que devo buscá-lo em oração, ler suas palavras,contemplar e apreciar o agir de sua vontade. E com isso a ansiedade se vai e um cântico de louvor para Ele sai do coração novamente.Deus sempre é fiel!