quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O DESÂNIMO QUE RONDA



Outro dia, em uma entrevista, um clérigo disse que nunca perdera sua fé em Deus. E me questionei, será que nenhuma sombra de desânimo rondou sua vida, nada o abateu? Nenhuma vez achou que Deus não estava ao seu lado? Nenhuma vez se quer? Ou sua afirmação é resultado do seu orgulho.
Sabemos que profetas, homens de fé na antiguidade, Elias, Jeremias, passou pelos desertos, o desânimo e as perguntas assombraram em algum momento de suas vidas, mesmo tendo passado por grandes vitórias. A sensação de fracasso rondou o coração desses homens, até mesmo o vitorioso Josué experimentou a derrota e os questionamentos, talvez tenha desanimado, e por esse motivo Moisés o advertiu “sê forte e corajoso”.
Circunstâncias abateram homens de fé no passado, talvez pensassem que a vitória estivesse longe ou o aparente fracasso seria uma realidade. Nesses momentos de crise, desanimaram, fugiram, mas voltaram a relembrar aquilo que dava esperança e recobraram as forças ao enxergar Deus no fim da linha.
Quantas vezes, a falta de ânimo também tem rodeado e nos assediado constantemente. Quantas vezes temos nos afadigado e andamos esvaídos sem forças.
Quantos têm vacilado na fé e se afadigaram ao ponto de perder as forças, andando trôpegos, caindo aqui e ali, caminhando a passos pequenos. Por que muito de nós não voamos como as águias, se esperamos no Senhor?! Por que nós jovens desanimamos tanto, quando tanta vivacidade deveria existir em nós? Talvez nos digam falta experiência, maturidade. Se fosse assim os mais velhos também não desanimariam.
Então de onde vem o desânimo?
O desânimo vem desencadeado por várias razões pelas perdas, pela falta de objetivos, pela preocupação excessiva, por sonhos não realizados, por não conseguirmos entender os propósitos e a direção de Deus, por falta de entendimento,  más escolhas...por tantas razões...cada um sabe das suas. É certo ele é inerente a face humana.
Muitos têm parado ai, petrificaram os pés, pararam de caminhar; outros sim desanimaram, porém renovaram suas forças, olharam para os céus e para quem sustenta o mundo, ergueram os olhos para o Criador voltaram a caminhar.
 Entendo que o desânimo nos faz olhar para baixo para que se possa olhar para cima.
Como um cristão estagna sua caminhada? Como e por quê ele não consegue olhar para seu Senhor? Talvez por que Deus ainda não é suficiente para resolver os problemas e as indefinições da vida? A única resposta é Deus, olhe para Deus. Foi pelo fracasso que Deus fez com que Josué entendesse algo maior, nos sucessos das batalhas diárias podemos nos contaminar e esquecer de Deus. (Js 7)
O desânimo e a tristeza, é bom, faz melhor o coração, sabendo que ninguém fica feliz ao passar pelo deserto, contudo quando conseguimos enxergar o oásis, continuamos a prosseguir, suando, chorando, sofrendo e lutando para chegar até a fonte que sacia a aridez do coração, refrescando a alma de alegria e  paz, mesmo que as circunstâncias da vida não tenham ainda mudado, o ânimo recobrado é esperança renovada.
 E com asas cicatrizadas voamos alto como as águias ganhamos visão além dos nossos limites porque aprendemos a olhar para Deus finalmente.
Não precisa de muita tecnologia, ou muito dinheiro, ou muitos bens, ou mudar de lugar para resolver problemas, fitando o olhar e esperança em Deus, orando, meditando em sua palavra e agradecendo por tudo que já fez e  pelo que fará! Não caindo na tentação de olhar para trás. Se Deus quer que voe,então voe.


Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem. Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não fatigam. Isaías 40.30,31