segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Rei Jeú - Fazendo a Vontade de Deus



Deus tem uma forma particular de executar seu propósito, e inúmeras vezes nos perguntamos qual é a vontade de Deus diante de situações que vivenciamos.
E Ele mesmo tem demonstrado que é aquilo que ele diz, sua vontade, por meio de sua palavra. Não a vontade particular para mim ou de outrem, mas sim a sua plena vontade.
Até o próprio Jesus disse:” ...que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer” (Jo 5.19), como um filho imita o exemplo do pai, Jesus nos fala claramente o que é fazer a vontade do Pai.
Diante desse foco sobre a vontade de Deus, me deparei com a história do rei de Israel, Jeú, sem linhagem real, escolhido por Deus dentre os que praticavam a maldade, porque a Israel vivia uma era de desobediência a Deus. Escolhe Jéu, capitão do exército do rei Acazias, ungindo rei para fazer cumprir o que Deus tinha predito ao profeta Elias. Entendo que Deus escolheu uma pessoa preparada para guerra, articulosa e sagaz para cumprir seu propósito. Alguém que cumpriria fielmente as ordem de Deus, alguém que seguiria fielmente regras de um general.
Jeú obstinadamente seguiu para Ramote-Gilleade, sem negociação de sua empreitada, visto que cavaleiros foram ao seu encontro para saber de seu intento, seguiu ferozmente ao seu destino e executou a sua missão de destruir todos da casa de Acabe e vingar todos os atos de Jezabel e assim matou os reis Acazias e Jorão; armou cilada e matou todos os seguidores de Baal, porém certificou-se de que entre eles não se encontravam servos do Senhor. E assim todos da casa de Acabe; profetas de Baal e seus seguidores; Jezabel, atirada de uma janela e seu corpo foi devorado por cães, cumpriu-se assim toda a vontade de Deus por meio do rei Jeú para Israel.
Ao obedecer Jeú cumpriu, exatamente, o propósito de Deus para Israel e assim Deus preservou sua descendência até a quarta geração e um reinado prolongado. Apesar da sua excelente obra, Jeú manteve seus ídolos, desobedeceu também a Deus como seus antecessores.
O que vale notar é que Deus usou alguém que cumpriria fielmente seu propósito, apesar de ser quem era. E apesar de quem éramos e de quem somos, Deus tem usados servos na atualidade para cumprir seu querer! E sua vontade é revelada por meio dEle em sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário